BEM VINDOS

Minha foto
No cenário jurídico desde 2007 somos reconhecidos como um dos tradicionais escritórios de advocacia de Campo Limpo Paulista e região. Nosso objetivo principal é a excelência no atendimento e, para atingir essa meta, utilizamos soluções criativas e eficazes, desde as mais simples e rotineiras às mais complexas e sofisticadas. A PIRES PIMENTEL ADVOGADOS ASSOCIADOS é parceira de seus Clientes, atuando em conjunto na prevenção de problemas legais e, quando inevitáveis, proporciona uma solução rápida e confiável. O maior patrimônio do escritório é o talento dos seus advogados e o relacionamento fraternal com os Clientes, com os quais soma esforços para melhor atendê-los. Atuamos em várias áreas do Direito, sem prejuízo da advocacia tradicional, de natureza preventiva e administrativa, além de um competente departamento de recuperação de créditos. Nosso trabalho pauta-se no compromisso com princípios éticos, pela qualidade das relações humanas e pelo dever de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade.

terça-feira, 25 de junho de 2013

DÚVIDAS - TRANSCRIÇÃO E MATRICULA


PERGUNTA: QUAL A DIFERENÇA ENTRE TRANSCRIÇÃO E MATRICULA?


RESPOSTA: Matrícula é o documento no cartório que identifica o imóvel pela sua correta localização e descrição. Na matrícula do imóvel também vem registrada toda a mudança de propriedade do imóvel.
No sistema antigo de registro, que era regido pelo Decreto n° 4.857/39, as transmissões e aquisições eram transcritas (registradas) no Livro denominado “Transcrição das transmissões”. Com a entrada em vigor da atual Lei dos Registros Públicos, Lei n° 6015/73, foi instituído o sistema de matrículas, onde cada imóvel deve possuir uma matrícula autônoma.
Dessa forma se a escritura ingressou no Registro de Imóveis, anteriormente à vigência da atual Lei dos Registros Públicos, o imóvel encontra-se transcrito. Logo, a Certidão a ser expedida é da Transcrição. Ao contrário, se o título ingressou na vigência da atual Lei 6.015/73, o imóvel encontra-se matriculado. Então a certidão a ser expedida é a cópia da Matrícula.
Nesse sentido, o fato do imóvel estar transcrito ou matriculado não muda a situação jurídica do imóvel. Apenas demonstra que foram registrados por diferentes sistemas de registro.


6 comentários:

  1. Parabéns pelo texto claro, conciso, objetivo e enxuto.
    Muito obrigada por elucidar nossas dúvidas.
    Mariana Estevam
    10 março 2014

    ResponderExcluir
  2. Prezado, estou no meio de um inventário e me deparei com um imóvel que tem transcrição. Me disseram que eu deverei fazer a matricula dele para que as modificações (herdeiros ou usofruto) sejam adicionadas. Isso está correto??? Ou qual seria o procedimento? ?? Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Prezado, estou no meio de um inventário e me deparei com um imóvel que tem transcrição. Me disseram que eu deverei fazer a matricula dele para que as modificações (herdeiros ou usofruto) sejam adicionadas. Isso está correto??? Ou qual seria o procedimento? ?? Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo. Obrigada pelo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma transcrição de 1898 mas não fala assim divisas e os confrontantas só fala mais ou menos onde está localizado sera que na matrúcula consta mais informações na queda época já existia matricula e descrição?

    ResponderExcluir