BEM VINDOS

Minha foto
No cenário jurídico desde 2007 somos reconhecidos como um dos tradicionais escritórios de advocacia de Campo Limpo Paulista e região. Nosso objetivo principal é a excelência no atendimento e, para atingir essa meta, utilizamos soluções criativas e eficazes, desde as mais simples e rotineiras às mais complexas e sofisticadas. A PIRES PIMENTEL ADVOGADOS ASSOCIADOS é parceira de seus Clientes, atuando em conjunto na prevenção de problemas legais e, quando inevitáveis, proporciona uma solução rápida e confiável. O maior patrimônio do escritório é o talento dos seus advogados e o relacionamento fraternal com os Clientes, com os quais soma esforços para melhor atendê-los. Atuamos em várias áreas do Direito, sem prejuízo da advocacia tradicional, de natureza preventiva e administrativa, além de um competente departamento de recuperação de créditos. Nosso trabalho pauta-se no compromisso com princípios éticos, pela qualidade das relações humanas e pelo dever de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da sociedade.

terça-feira, 16 de julho de 2013

DÚVIDAS - DESMEMBRAMENTO COM DIVISÃO AMIGÁVEL



PERGUNTA: Preciso de um parecer seu sobre um problema: Duas pessoas tem um imóvel urbano com a área de 1.469,17m2  em partes iguais , com frente para uma Rua já existente, com todas as infra estruturas de loteamento, e resolvem desmembrá-lo em quatro lotes com metragens iguais. Quero saber se o Registro de Imóveis pode desmembrar ficando cada proprietario com dois lote, ficanddo assim extinta a comunhão e cada um com duas matriculas individualizadas. Ou se eles precisam ficar em comunhão nos quatro lotes e depois fazerem permuta entre si?

RESPOSTA: A consulta apresentada acima se refere a um caso de condomínio tradicional [1], que configura-se quando determinado bem pertence a mais de uma pessoa, cabendo a cada uma delas igual direito, idealmente, sobre o todo e cada uma das partes [2].
            Segundo Gonçalves [3] a cada condômino é assegurada uma quota ou fração ideal da coisa, e não uma parcela material desta. 
            Para que ocorra a demarcação/especificação da fração ideal de cada condômino é necessário que as partes efetuem previamente o desmembramento do imóvel, em seguida deverão requerer a lavratura da escritura pública de divisão amigável. A divisão do direito real da propriedade [4] põe fim ao condomínio tradicional.
            Assim, as parte deverão primeiramente providenciar desmembramento do imóvel  e,  concomitantes deverão providenciar a lavratura da escritura pública de divisão amigável, que especificará a propriedade de cada um, pondo fim ao condomínio.
            Em relação aos atos registrais existem duas possibilidades:
1. Averbação do desmembramento (divisão física) e registro da divisão amigável(divisão jurídica = atribuição de propriedade) - devem ser concomitantes, ou seja, as partes primeiro aprovam o projeto de desmembramento, e na sequência fazem a escritura de divisão; em seguida, levam ambos concomitantemente ao Registro de Imóveis.
2. Averbação apenas do desmembramento (divisão física) –> os  quatro lotes ficarão em nome dos dois proprietários. Posteriormente, quando os proprietários desejarem extinguir o condomínio, não será mais possível a divisão, e sim a permuta de frações ideais, com incidência de ITBI.

[1] Artigo 1314 e seguintes do Código Civil
[2] Gonçalves, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume V. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 356.
[3] Gonçalves, Carlos Roberto. Direito civil brasileiro, volume V. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 356.
[4] Artigo 1225, I do CC-02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário